O projecto TLS Angola (TLS é a sigla que engloba as metodologias Theory of Constraints, Lean & Six Sigma) pretende contribuir para reforçar a produtividade e a competitividade de Angola através de um novo olhar sobre o seu tecido empresarial. Esta visão focada no futuro materializa-se, no curto prazo, na aposta no (jovem) talento angolano e no incremento da excelência operacional através de uma sólida capacitação e da mais eficiente alocação de recursos.
O talento humano é o primeiro e último factor crítico sucesso duma consolidação económica, com empresas preparadas para actuar em contextos exigentes, competitivos, que exigem modelos produtivos e respostas operacionais rápidas e ágeis.
Neste sentido, o projecto TLS Angola está desenhado em 4 fases de intervenção (ver figura abaixo) que visam a capacitação e o envolvimento do talento humano, ao mesmo tempo que promovem uma visão de futuro e alargamento do projecto TLS a todo o território Angolano.
No curto-prazo prevê-se a capacitação de 150 mentores em Luanda e a implementação de soluções de melhoria de produtividade e de competitividade nesta Província. No médio-prazo, o projecto será estendido às restantes províncias, e numa fase subsequente prevê-se a criação de um ecossistema TLS que possa gerir um ciclo virtuoso de mais competências, mais produtividade e mais competitividade das empresas. No fim do projecto TLS espera-se um impacto transformacional a nível económico em Angola, com a criação de um ecossistema que contribua para a sedimentação de uma cultura de exigência operacional e produza resultados visíveis ao nível do incremento das exportações e redução da dependência das importações, aumento do emprego e do rendimento disponível e crescimento económico sustentável.
O projecto TLS é esperado há muito, em Angola, e o seu sucesso depende directamente do empenho e envolvimento do talento humano, em particular jovem talento, no nosso país.
Coloque as suas dúvidas e dê-nos a sua opinião sobre o projecto TLS Angola
para o e-mail smart-tls@lbc-global.com.